Aeroporto Salgado Filho retoma embarques e desembarques; saiba como funcionará
Visitas.
Descrição:
Pousos e decolagens seguem acontecendo na Base Aérea de Canoas, para onde foram desviados parte dos voos após a enchente de maio atingir estrutura do aeroporto.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma o embarque e desembarque de passageiros nesta segunda-feira (15), de acordo com a concessionária Fraport.
Os pousos e decolagens seguem na Base Aérea de Canoas, para onde parte dos voos foram desviados após a enchente atingir o aeroporto, em maio de 2024.
Além do embarque, os procedimentos de segurança acontecerão nos pisos 2 e 3, não atingidos pela cheia. Segundo a Fraport, a estrutura passa por reformas e foi adaptada.
Como será o embarque?
A área de embarque internacional será utilizada tanto para check-in quanto para embarque. Do terminal, os passageiros serão levados até a Base Aérea de ônibus. A operação provisória de embarque no Park Shopping Canoas não será mais utilizada.
Para acessar o terminal, os passageiros devem subir pela rampa externa até o segundo piso, entrando pelas portas 5 e 6, para os processos de check-in e bagagem.
Depois, os passageiros sobem até o terceiro piso, onde a inspeção de segurança acontecerá na área de embarque internacional. E então, seguem as sinalizações para embarcar no ônibus que irá até a Base Aérea de Canoas.
Como será o desembarque?
Já para quem desembarcar na Base Aérea de Canoas, um ônibus será disponibilizado para trazer os passageiros até o aeroporto. A descida será na estação de ônibus, onde serão retiradas as bagagens. Nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a Base e sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
O ponto para pegar transporte por aplicativo permanece o mesmo – no canteiro central, em frente a porta 1. Para utilizar o serviço de táxi, o passageiro também deverá se dirigir ao canteiro central, próximo à porta 3.
O Estacionamento 2, administrado pela Estapar, estará disponível tanto para carros, como para motos com tarifas especiais. As empresas especializadas em transporte turístico Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur estarão com um balcão de atendimento na Estação de ônibus, bem como as locadoras de veículo Localiza, Locasul, Movida e Unidas.
Serviços de alimentação retomados
Algumas operações de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada para atender à demanda de passageiros no aeroporto.
O terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3h antes do seu voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
Os danos sofridos na pista do aeroporto após o período de enchentes são avaliados por técnicos. A concessionária Fraport informou, na semana passada, que o levantamento das necessidades para a recuperação será apresentado ao governo federal nos próximos dias, sem precisar a data. "Em momento oportuno divulgaremos o resultado do diagnóstico feito na infraestrutura do aeroporto", informa a empresa.
Fonte: G1 / Foto: Divulgação/Fraport