Colégio Dom Hermeto -
.
Rua Padre Cacique, 455 - Três de Maio / RS - 98910-000
PRODUTOS/SERVIÇOS:
- Berçário (a partir dos 6 meses)
- Educação Infantil
- Ensino Fundamental
- Ensino Médio
A Empresa:
O Colégio Dom Hermeto há 92 anos é presença significativa em educação no município de Três de Maio e região. Sua história se entrelaça com a história do município, pois fez parte dele muito antes de sua emancipação.
A cidade jardim, em 1931, foi escolhida como marco inicial das atividades Educativas pela Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus no Brasil.
A partir do final do ano de 2014 o Colégio Dom Hermeto passa a ser uma Cooperativa de Trabalho Educacional, a COOPERDOMHERMETO, formada com a ajuda dos Pais, colaboradores e 37 valorosos profissionais da educação que abraçaram a causa, propondo um novo modelo de gestão financeira e pedagógica para a escola. Atualmente a cooperativa é conduzida pelo Presidente e Diretor Geral Professor Gildor Spengler Scherer e Coordenação Pedagógica sob responsabilidade da Professora Denise Roslei Porsch.
O Colégio Dom Hermeto sob nova gestão, reestruturou o ambiente educacional, desde a infraestrutura até o setor pedagógico. Um dos pontos fortes da Instituição continua sendo a valorização da formação humano-cristã, alicerçada pelas inovações pedagógicas e tecnológicas como ferramentas educativas. Atende desde o Berçário ao Ensino Médio, com carga horária diferenciada e diversas oficinas extracurriculares que contemplam a proposta pedagógica da Escola.
O Colégio Dom Hermeto busca pautar o trabalho pedagógico com base numa tendência dialética e interacionista, que democratize o conhecimento e esteja fundamentada em valores humanistas, entre os quais: a solidariedade, a justiça social, a honestidade, a responsabilidade e o respeito às diferenças, como condição social do conhecimento. A tendência pedagógica histórico crítica dos conteúdos é a que mais se aproxima deste ideal.
Na Educação Infantil do Colégio Dom Hermeto, utilizamos um conjunto de práticas pedagógicas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte da cultura, arte, ciência e tecnologia na atualidade. Todas as práticas desenvolvidas em nosso ambiente escolar têm como pano de fundo um objetivo educativo, uma orientação das ações que visam associar o educar e o cuidar, promovendo assim, vivências significativas para as crianças.
O Ensino Fundamental de nove anos de duração tem a responsabilidade de atender o aluno em todas as dimensões do desenvolvimento humano, histórico e social, da cultura e do conhecimento. Como sujeito da aprendizagem, com características, competências, habilidades e necessidades específicas, ao estudante é assegurado o pleno desenvolvimento em seus
aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo. Constituído na interação dos componentes curriculares, integração e socialização de saberes construídos, a partir da mediação do professor. Na proposta pedagógica é garantida a dinamização da construção do conhecimento e, o aluno volta-se para a uma formação humana, com valores e princípios de cidadania, de conhecimento científico, de pesquisa, de autonomia e de liberdade responsável de aprender e ensinar brincando, transformando a realidade e o cotidiano nas relações estabelecidas, aprendendo a crescer de maneira positiva e feliz.
O Ensino Médio, “etapa final da educação básica” (Art. 36), possui a finalidade de assegurar a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, aprimorando o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, capacitando-o para o prosseguimento de seus estudos. Busca a formação da pessoa de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de suas necessidades e anseios às demandas
da sociedade. Essa etapa visa buscar a preparação básica do aluno para o pleno exercício da cidadania, dotando o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos (Art.35, incisos I e IV).
Nessa etapa, no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, procura-se associar a teoria à prática como estratégia pedagógica que capacite o aluno para a vivência de
situações que lhe garanta maior autonomia e discernimento na tomada de decisões. Tais ações concretas de construções de saberes visam o respeito às potencialidades, às habilidades, às diferenças e às necessidades dos alunos, avaliando positivamente as tentativas e as possibilidades de aprendizagem de cada um.
Busca-se também um efetivo desenvolvimento integral do aluno, considerando-o como um todo. Tais ações pedagógicas estão pautadas em uma educação humano-cristã e científica que asseguram a formação global, uma considerável bagagem de conhecimentos e a preparação para a continuidade dos estudos, a nível técnico ou superior.
Conhecendo Nossa Empresa
Fotos