No dia 23 de novembro, integrantes da Sicredi Noroeste RS/MG receberam a premiação do Top Ser Humano ABRH- RS 2022 em Porto Alegre. Estiveram no evento o presidente Glei Linhares, diretores Edson Ferreira e Vanderlei Hansen e, os conselheiros de administração Kleryston Segat e Marcelino Colla, junto com as escritoras do Case Vera Teixeira, Gerente Regional de Desenvolvimento; Lisiane Prestes, Gerente de Gestão de Pessoas; Aline Perkoski, Assessora de Programas Sociais; Jakeline Zingler, Coordenadora de Seguros; e a consultora Carol Souto. 

    O prêmio Top Ser Humano é uma das premiações mais cobiçadas do estado, na área de Gestão de Pessoas, ganhar esse prêmio é o reconhecimento aos indivíduos e organizações que valorizam o Ser Humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Foi a primeira vez que a nossa organização submeteu um case à premiação no Top Ser Humano, conduzido pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e fomos surpreendidos positivamente. Essa conquista reforça a forma como lidamos com o desenvolvimento das pessoas, enfatiza a gerente de Gestão de Pessoas, Lisiane Prestes.

    Lançado em dezembro de 2020, o programa Lidere foi elaborado a partir de um trabalho de cocriação constante junto aos stakeholders da instituição, como forma de preparar futuros líderes em consonância com as premissas do Capitalismo Consciente e da Nova Economia, atendendo a estratégia da Cooperativa. O Lidere é um exercício consciente de desenvolvimento de pessoas, possibilitando aos 25 participantes experimentar conhecimento de forma prática e aplicada ao que queremos construir na cooperativa. É o capitalismo consciente em movimento, completa Lisiane.

    Durante o ano de 2021 foram desenvolvidas diversas iniciativas do Lidere, o que contemplou um trabalho diferenciado e conectado com a cultura da Cooperativa de desenvolver pessoas. Um exemplo foram as oficinas de conhecimento, em que os participantes aprofundaram temas como liderança educadora, gestão de equipes e conflitos, feedback feedforward e abordagens de desenvolvimento de pessoas, como coaching e mentoring. Histórias inspiradoras sobre liderança também foram compartilhadas como ferramenta de aprendizado. 

    Glei Amaro Linhares, presidente da cooperativa, afirma: A percepção mais positiva do Lidere foi quando eu tive a oportunidade de participar da Hackathon na FAHOR em Horizontina, e pude perceber o quanto os colaboradores que estavam participando haviam evoluído em relação a propor novas ideias e novas soluções para a Cooperativa. Fiquei extremamente feliz com tudo que vi naquele momento.

    Durante a Hackathon realizada em novembro, a turma do Lidere foi desafiada a propor ideias de futuro para a Cooperativa, em dois dias de muito trabalho colaborativo e escuta dos associados. Desta iniciativa foram priorizadas duas ideias: o projeto Boas-vindas MEI e o projeto Portas Abertas Sicredi, ambos em fase de implementação pelos próprios participantes.

    Protagonizar essa experiência gerou nos colaboradores um círculo virtuoso de envolvimento, aprendizagem e conexão com a nossa cultura. Por iniciativa própria, eles visitaram nossas agências e criaram uma narrativa cultural sobre o programa, de forma a engajar todos no aprendizado, ressalta Lisiane. 

    Ao refletir sobre a primeira edição do programa, o Diretor Executivo, Edson Ferreira, enfatiza o orgulho para o time Sicredi. Isso simboliza a essência cooperativista na prática da liderança e o impacto do que queremos ver na comunidade, finaliza Edson.

    Fonte: Sicredi Noroeste RS/MG