A internação hospitalar exige mais do que acompanhamento médico. E é neste cenário que se inserem as equipes multidisciplinares, que promovem um tratamento completo. Uma das novidades do acompanhamento multidisciplinar é a inclusão da pedagogia. Na Unidade de Saúde Mental do Hospital Vida & Saúde, a neuropsicopedagoga Lucelia Villa realiza este trabalho voltado a crianças e adolescentes.
Recentemente, um caso específico chamou a atenção para a importância da atuação deste profissional. Aluno do 5º ano, um paciente de 10 anos foi internado com um quadro de transtorno mental. Em fase escolar, ele recebeu um acompanhamento organizado em conjunto entre a pedagoga do Hospital e a equipe da Escola Duque de Caxias – onde estudava. “A escola fez um trabalho em conjunto com o Hospital, elencando seu desempenho em sala de aula, para a continuidade do trabalho pedagógico durante a internação, encaminhando atividades que foram aplicadas na Unidade de acordo com as condições do paciente”, explica a pedagoga. Além das atividades escolares, Lucelia conta que foram desenvolvidas atividades cognitivas, lúdicas, físicas e emocionais. “Foi realizado um atendimento pedagógico amplo, trabalhando questões de humanização e bem-estar”, relata.
Na última semana, o paciente teve alta da Unidade, com direito a entrega de certificado de conclusão de ano emitido de forma simbólica, mas muito especial pelo Hospital, com o aval da Escola. “Durante todo o processo de internação, o aluno precisou se afastar do ambiente escolar, mas de forma atenciosa e com um olhar cuidadoso para a continuidade da sua aprendizagem, o Hospital Vida e Saúde, através da equipe multidisciplinar, possibilitou ao aluno, momentos de estudo e aprendizado. A escola, por meio dos professores, encaminhou atividades/conteúdos de sala de aula, que foram repassados e ensinados com a parceria da pedagoga Lucélia, oportunizando e reforçando ao aluno os laços escolares, tão importantes e fundamentais em seu processo de recuperação e humanização”, acrescenta a diretora da EMEF Duque de Caxias, Kátia Viviane Gerardon Lorenzi.
Na última semana, o paciente recebeu a tão esperada alta e junto com a equipe da Unidade, recebeu um certificado especial confeccionado pela Unidade e entregue em um momento especial de celebração na Instituição. “O trabalho pedagógico veio para complementar o tratamento prestado aos pacientes, sendo de fundamental importância durante todo o processo de internação”, conclui a gerente assistencial, enfermeira Rosa Zorzan.
Fonte: Jéssica Ribeiro | Assessora de Comunicação do Hospital Vida & Saúde
Deixe uma Resposta