“A jardinagem tem exercido um papel ainda mais importante nestes períodos de pandemia e pós-pandemia. Aprendemos, definitivamente, que com a proximidade das plantas podemos ser mais felizes, seja cultivando uma hortinha caseira ou plantando flores e plantas, pois são ótimas maneiras de acalmar a mente e o coração durante os períodos de estresse”, explica a associada da Unitec, Márcia Vieira.

Bióloga e especialista em Gestão Ambiental do Agronegócio, Márcia destaca que também é possível fazer um resgate de memórias afetivas por meio do plantio de plantas que eram cultivadas por nossas mães, avós ou tias. “Eu sempre procuro fazer este trabalho em meus cursos e o resultado é surpreendente”, acrescenta.

Ela revela que o contato com a jardinagem sempre fez parte de sua vida pessoal e profissional, tendo iniciado mais fortemente quando trabalhou na Cooperativa Cotrijal, de Não-Me-Toque, como gerente ambiental por oito anos e responsável pelo Espaço da Natureza no parque da Expodireto, onde desenvolveu vários projetos de jardinagem e paisagismo que estão até hoje embelezando o espaço.

A profissional, que é instrutora do Senar-RS e também tem um escritório de consultoria ambiental em Palmeira das Missões – a BMV Consultoria –, ressalta que o primeiro passo para praticar a jardinagem é gostar muito desta arte, “porque tudo que fazemos com amor se torna um prazer e não um dever”.

Márcia afirma que, atualmente, a tendência é procurar planejar jardins mais sustentáveis, mas a primeira coisa que é preciso entender em jardinagem é que está se lidando com plantas que são vivas e requerem cuidados para ficarem bonitas. Segundo Márcia, ler, estudar, fazer cursos e assistir vídeos na internet de boas fontes são ótimas opções de obter informações e conhecimentos sobre a área.

“Gosto muito de dizer que todos somos jardineiros natos: sabemos na nossa essência cuidar de plantas. Em algumas pessoas, o que falta é somente um empurrãozinho para começar. Depois, viramos ‘as loucas por plantas’, porque é apaixonante estar em contato com a natureza, pois ela é perfeita, criada por Deus para nos trazer paz no coração e na alma. Então, bora lá começar?”, convida Márcia.

Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

Deixe uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *