A aposentada Elvira Kurz Wandscheer, de 77 anos, não escondia a alegria na manhã de 9 de janeiro, quando esteve no Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Auditiva (CER II), da Apae de Três de Maio.
Acompanhada da filha Lovani, Elvira buscou seus aparelhos auditivos. Com dificuldades para ouvir, principalmente em rodas de conversa, a três-maiense foi encaminhada ao centro para realizar os exames e posterior protetização auditiva.
“Minha primeira consulta foi em junho de 2022. Depois, estive mais algumas vezes no CER II e hoje saio daqui com os dois aparelhos. A expectativa é muito boa, porque vou poder voltar a ouvir melhor. E o atendimento recebido pela equipe foi muito bom. Só tenho a agradecer”, comemora Elvira.
A fonoaudióloga Iasmim Kasprczak, que entregou os aparelhos à Elvira, realizou uma série de ajustes nos aparelhos da paciente, visando o melhor conforto auditivo e inteligibilidade dos sons da fala. Ela explica que o processo para a entrega dos aparelhos auditivos inicia com os exames de audiometria e logoaudiometria assim que os pacientes chegam encaminhados ao CER II.
“Na sequência, é realizada uma pré-moldagem dos condutos auditivos para que os moldes possam ser confeccionados. E, então, através de uma análise das necessidades individuais de cada paciente, realizada pelas profissionais fonoaudiólogas que compõem a equipe, os aparelhos são escolhidos e solicitados”, destaca a profissional.
“A entrega destes aparelhos é a etapa posterior. Nesta etapa é importante conversar bastante com o paciente para que os ajustes fiquem adequados e confortáveis. Após a entrega, além de realizarmos as revisões audiológicas anualmente, nos colocamos à disposição dos usuários para que novos ajustes possam ser feitos a qualquer momento, mediante agendamento de consulta, se assim for necessário”, acrescenta a fonoaudióloga Iasmim.
Conforme o coordenador do CER II, Leandro Steiger, foram realizados em torno de 22 mil atendimentos no centro no último ano, dentre teste da orelhinha e teste da linguinha, exames auditivos e protetização auditiva. “Entregamos 869 aparelhos auditivos, beneficiando 451 pessoas de 16 municípios da região. Assim, reafirmamos nosso compromisso de referência para a rede de atenção à saúde, realizando serviços de audiologia e fornecendo aparelhos auditivos via SUS.”
O CER II está em funcionamento na Apae de Três de Maio desde maio de 2019 e atualmente atende pacientes dos municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi, conforme consta na deliberação nº 05/2021 da 14ª Comissão Intergestora Regional de Saúde Fronteira Noroeste, pertencente a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação Apae Três de Maio | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Deixe uma Resposta