Ensinar técnicas inovadoras e práticas de multiplicação de colmeias e de melhorias em sua produtividade. Estes foram os objetivos principais do curso Apicultura Avançada, do Senar-RS, realizado neste mês em Três de Maio.

O instrutor do Senar-RS que ministrou o curso, Victor Carrara, explica que realiza aulas participativas, em que os participantes interagem e sanam dúvidas, e também diversas práticas, o que facilita o aprendizado.

O curso ocorreu em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, solicitado ao Sindicato Rural de Três de Maio, que é o representante do Senar-RS nos municípios. Na avaliação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, Anísia Trevisan, o curso foi uma boa iniciativa para o agricultor agregar renda na propriedade, por meio da apicultura, muitas vezes em um espaço improdutivo.

“A capacitação foi de grande valia e os participantes gostaram e aprenderam bastante. Nossa intenção, ao solicitar os cursos do Senar-RS, é instruir o agricultor para que ele obtenha um aprendizado diferenciado”, destaca Anísia.

O instrutor Victor é médico veterinário, apicultor, produtor de mel e própolis. Trabalha melhoramento genético em suas abelhas por meio de seleção e produção de rainhas melhoradas e realiza inseminação instrumental nas rainhas.

Residente em Nova Candelária, está credenciado a ministrar cursos do Senar-RS na área de apicultura: Apicultura Básica, Apicultura Avançada e Produção de Própolis.

Ele explica que o curso Apicultura Básica tem o propósito de ensinar os manejos básicos e essenciais das colmeias. Já o curso Apicultura Avançada tem como finalidade a melhoria da produção com ênfase em técnicas atuais, e o curso Produção de Própolis visa a formação de apicultores com as técnicas necessárias para produzir própolis.

Interessados em participar dos cursos devem procurar o Sindicato Rural de seu município ou região.

Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

Deixe uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *