Na última semana, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Unitec esteve representada no Fórum dos Presidentes, evento promovido pelo Sistema Ocergs em Gramado que reuniu lideranças das cooperativas gaúchas para debater um futuro cada vez mais presente.

As associadas Larissa Zambiasi e Mariana Cherubini participaram de discussões e momentos de reconhecimento e compartilhamento de boas práticas, além de análises sobre o futuro dos negócios e os desafios locais e globais.

Larissa, que é produtora de leite e sucessora familiar, tecnóloga em Gestão de Cooperativas e Mestre em Desenvolvimento Rural, faz parte do Comitê de Jovens Cooperativistas do Sistema OCB e representa a juventude desde 2019, atuando a nível nacional como secretária executiva da atual coordenação.

“Diante disso, também buscamos dar representatividade para os jovens do Rio Grande do Sul. Hoje estou no Conselho do Comitê Nacional de Jovens do Sistema Ocergs (Geração C). Deste comitê, foi convidado um jovem de cada cooperativa gaúcha, indicado para participar de acordo com os critérios de cada cooperativa, podendo ser cooperado ou colaborador. E isso possibilitou que a Unitec tivesse duas integrantes no grupo do comitê de jovens. Então convidei a Mariana para participar”, relembra.

Mariana, que é produtora rural e sucessora familiar, com formação Superior em Administração, Tecnologia em Agronegócios e MBA em Agronegócios, integra a diretoria da Farsul Jovem, é membro da Comissão Jovem do Sindicato Rural de André da Rocha e, assim como Larissa, é egressa da 4º edição do CNA Jovem.

Então, passaram a ser amigas e a dividirem oportunidades. “Como este ano, na 5º edição do CNA Jovem, atuamos como instrutoras da trilha estadual, passamos a integrar a Unitec. A partir disso, após o convite feito pela Larissa, manifestei meu interesse para a Unitec e prontamente recebi apoio e a indicação para compor o grupo. Hoje, integro o grupo que está em formação no Estado e estou aprendendo mais sobre o cooperativismo”, destaca.

Encontro para debater o presente e o futuro do cooperativismo
Larissa conta que participar do Fórum de Presidentes do Sistema Ocergs foi muito especial. “Representar os jovens do Comitê de Jovens Cooperativistas foi a realização de um sonho que vínhamos trabalhando desde 2019. O evento foi muito bem organizado, trouxe temas da realidade e pautas importantíssimas para a discussão, nos agraciando com painelistas excepcionais e com vasta experiência nas suas áreas de atuação.”

Mariana complementa que estar no fórum permitiu uma imersão no cooperativismo. “Durante a programação, destaco o aprofundamento em ESG – um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada –, tão fundamental para o nosso setor e para a sociedade. O agronegócio já trabalha com os três pilares da sustentabilidade, e, hoje, cada vez mais para ser competitivo, tanto propriedades quanto empresas e agentes das cadeias precisam estar cada vez mais alinhados com as demais pautas que envolvem o amplo conceito de ESG”, compartilha.

Ela também revela que foram desafiados a ver como o entendimento de marca transmite o que se é e o quanto os produtores rurais devem se orgulhar e mostrar o que produzem, pois o marketing faz parte do negócio. “Destaco as falas das três jovens que estiveram representando o Comitê de Jovens em formação: minha colega Larissa, juntamente com a Jessyca Bolzan e a Keila Koehler. Cada uma, com a sua experiência no meio cooperativista, soube trazer a sua liderança e a sua vontade de fazer a diferença.”

Ao finalizarem, as associadas da Unitec afirmam que trouxeram na bagagem a certeza de que os jovens têm muito trabalho a ser feito. “Contamos com a força dos jovens cooperativistas e o apoio das cooperativas gaúchas para isso”, frisa Larissa. “Me sinto realizada em fazer parte de diferentes grupos de jovens pelo Brasil. Circulando em diferentes frentes e entidades, percebo o quanto os jovens têm a fazer. Além de já sermos o presente, somos também o futuro do nosso setor”, conclui Mariana.

Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

Deixe uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *