O empreendedor rural que visualiza os avanços da tecnologia no campo, que vem acontecendo de forma intensa, procura investir em técnicas sofisticadas e no aperfeiçoamento, que passaram a ser essenciais para obtenção de rentabilidade e controle desde o planejamento do plantio até a colheita, gerando resultados mais eficientes, aumento da produtividade, maior controle na gestão da propriedade, mais qualidade, redução de custos e desperdícios, além da implementação de processos mais sustentáveis.

Estes são alguns dos benefícios proporcionados pela tecnologia, conforme explica a instrutora do Senar-RS Juliana Scapini, associada da Unitec. Segundo ela, a informática tem sido uma aliada, por meio dos cursos de aperfeiçoamento disponibilizados pelo Senar-RS, a fim de facilitar a vida do homem do campo. “A tecnologia é fundamental para impulsionar o agronegócio”, enfatiza a profissional.

Residente em Ibirubá, Juliana está habilitada a ministrar cursos do Senar-RS na área de informática: Inclusão Digital Rural, Excel Básico e Informática Básica. Ela explica que o curso Inclusão Digital Rural capacita o participante sobre o uso adequado e eficiente das novas tecnologias, conhecimento sobre o computador, teclado e formas de digitação, componentes físicos, noções de hardwares e softwares, acesso à internet e redes sociais relacionadas ao agronegócio, navegações e pesquisas de forma segura.

O curso Informática Básica fornece conhecimento do sistema operacional Windows, área de trabalho, noções do Microsoft Word com edição e revisão de textos, formatação de documentos, construção de tabelas, pastas, arquivos, janelas, menus, inserção de formas, cabeçalho e rodapé. Também transmite noções básicas do Microsoft Excel, com elaboração e formatação de planilhas, inserção de elementos gráficos, configurações de páginas e de impressão.

E o curso Excel Básico aborda sobre esta ferramenta que possui recursos para elaboração de planilhas, cálculos, controle de estoque, fluxo de caixa, custos de safra, receitas e despesas, relatórios, entre outros controles afins. “O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas na área da informática, que possibilita e permite a organização das informações, além da análise de dados através de planilhas e gráficos”, diz.

De acordo com a instrutora do Senar-RS, o objetivo principal da ferramenta Microsoft Excel é capacitar o produtor rural e sua família de um modo prático, para facilitar o dia a dia nas mais diversas atividades. “Esse conhecimento aplicado é fundamental e pode ser um diferencial para obter resultados precisos na gestão da propriedade, contribuindo para a melhoria da gestão do agronegócio.”

Administradora com MBA em Gestão Empresarial, Juliana também é técnica em Contabilidade e em Segurança do Trabalho. O início de sua carreira profissional ocorreu em 2001, quando iniciou as atividades em uma empresa de consultoria e planejamento, na área administrativa, e posteriormente ocupando os cargos relacionados à gestão, totalizando 17 anos. Após atuou no Sindicato Rural de Ibirubá. Durante todas as vivências no mercado de trabalho, o uso da informática sempre esteve presente.

Fonte: Assessoria de comunicação Unitec | Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999

Deixe uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *